Oi, pessoal!
No último sábado (01/10) aconteceu, em São Paulo, o concurso Miss Brasil 2016.
O famoso concurso de beleza feminina no formato que acontece hoje, como concurso oficial anual, existe desde 1954, quando coroou a baiana Marta Rocha e era realizado em Petrópolis, no Rio de Janeiro, com base nos concursos de beleza existentes nos Estados Unidos.
No ano seguinte, o concurso já era um sucesso e passou a ter transmissão e cobertura da imprensa nacional, tornando-se um dos eventos mais populares do País.
É interessante reparar em como os padrões de beleza mudaram do primeiro ano de concurso, até hoje.
Nesse ano o concurso foi diferente, não apenas por ter sido a primeira edição 100% sob o comando da Be Emotion ( linha de produtos de beleza da Polishop), mas sim pela quantidade de candidatas negras no concurso.
Pela primeira vez, 06 (seis) candidatas negras disputaram o concurso de beleza (Miss Brasil), o que equivale a 25% das participantes.
Lógico que ainda é pouco, mas com certeza foi um avanço considerável, tendo em vista que o racismo ainda está muito presente em nossa sociedade.
A vencedora do Miss Brasil foi a candidata do Paraná, Raissa Santana.
A representante paranaense tem 21 anos, é estudante de marketing, modelo, negra, irmã mais velha de cinco irmãos e filha de uma empregada doméstica.
Vale a pena mencionar que, num país tão miscigenado como o Brasil, Raissa foi apenas a segunda negra a ser eleita Miss Brasil, a primeira eleita foi Deise Nunes há 30 anos (em 1986).
Quem sabe nos próximos concursos teremos participantes com variados tons de pele e tipos de cabelos, representando a mistura de raças que temos em nosso país.
♦ Para saber mais sobre o Miss Brasil clique aqui.
♦ Fonte: diversao.terra.com.br
Nenhum comentário